Como criar um contrato social para negócios digitais?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Descubra agora como criar um contrato social para o seu novo negócio digital

O contrato social é um documento fundamental durante a abertura de uma sociedade, portanto é muito importante saber como elaborá-lo

Abrir um negócio digital, ainda mais nos dias de hoje, é uma excelente alternativa para quem quer ter sucesso e lucrar muito.

Isso acontece porque a tecnologia está avançando cada vez mais e, nos tempos de hoje, é possível fazer absolutamente quase todas as coisas pela internet.

E é claro que, quando o assunto é empreender, o cenário não é muito diferente, ainda mais se falarmos sobre o contexto em que estamos inseridos atualmente.

Com a pandemia da covid-19, os negócios digitais estão sendo procurados cada vez mais, o que torna o seu negócio uma opção bastante lucrativa.

Entretanto, é preciso ter em mente que não basta apostar em um negócio digital e não saber quais são os processos necessários para sua abertura e para sua regularidade.

E é exatamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, especificamente sobre como criar o contato social.

Afinal, ele é fundamental se você deseja entrar no mundo do empreendedorismo acompanhado aquilo de que é necessário…

Portanto, continue conosco até o final e saiba o que é necessário para dar esse passo importantíssimo com segurança. 

Tenha uma excelente leitura!

O que é um contrato social e onde ele se enquadra?

O contrato social pode ser definido como um dos documentos mais importantes para abertura de negócio em sociedade.

Ou seja, quando você optar por ter parceiros ao seu lado, em outras palavras, sócios, a elaboração do contrato social é obrigatória para atuar em regularidade.

O contrato social deve ser registrado junto à Junta Comercial do seu estado, podendo até mesmo utilizar o modelo disponibilizado por esse órgão.

Contudo, mais para frente, você perceberá que saber como criar um contrato social vai mais além de seguir alguns padrões…

Também vale mencionar que ele também funciona como um documento de identificação, sendo assim, ele conterá todos os dados fundamentais sobre a sua sociedade.

Todavia, essa não é a única função do contrato social, haja vista que a sua elaboração permite a realização de outras atividades, como:

  • Abertura de conta bancária da empresa;
  • Solicitação de empréstimos e de financiamentos bancários;
  • Emissão de notas fiscais; entre outros.

Você terá liberdade para criar um contrato social, mas nem tanto…

Baseado no que falamos até aqui você deve ter percebido que, se você pretende abrir um negócio digital com sócios, uma hora ou outra vai precisar saber como criar um contrato social.

À primeira vista, pode parecer muito simples, afinal é só registrar algumas informações e seguir adiante com o seu projeto, mas, na verdade, as demandas podem ser um pouco mais complicadas…

Falamos isso porque, de acordo com o Artigo 997 do Código Civil, é preciso seguir algumas orientações que garantirão a regularidade do seu contrato social.

Em outras palavras, abandone o improviso e busque seguir todas as exigências, pois, além de garantir a regularidade de seu negócio digital, o contrato social também pode evitar problemas entre parceiros.

Isso mesmo, muito em breve você verá que as informações solicitadas no contrato social são de extrema importância para evitar frustrações, discussões e encerramento de sociedades.

Como criar um contrato social?

Agora que já sabemos que é fundamental saber como criar um contrato social da forma correta, chegou o tão aguardado momento de se adentrar nas exigências.

Sendo assim, abordaremos abaixo cada um dos tópicos que devem ser cumpridos e dados que precisam ser inseridos em um contrato social para que, assim, você possa abrir o seu negócio digital com tranquilidade.

Confira:

  • Dados de todos os sócios – nome, profissão, endereço residencial, estado civil, nacionalidade;
  • Dados do negócio digital em si – razão social, endereço da empresa, atividade realizada pelo negócio, prazo de duração da sociedade;
  • Capital total da sociedade;
  • Porcentagem pertencente a cada sócio dentro do capital social;
  • Participação dos sócios nos lucros e nas perdas do negócio digital;
  • Direitos e obrigações que devem ser cumpridas pelos sócios;
  • Informações sobre a pessoa que ficará responsável pela gestão da sociedade.

Vale salientar, aqui, que você também pode acrescentar novas cláusulas no seu contrato social a fim de complementar o acordo.

É muito importante que você dê atenção a esse documento, sobretudo porque ele é fundamental para evitar qualquer complicação no desenvolvimento de suas atividades.

contabilidade para negocios digitais - Como criar um contrato social para negócios digitais? - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Portanto, se você sentir que é necessário criar novas regras para o seu contrato social, não pense duas vezes e acrescente-as.

Tenha sempre em mente que cada ponto é crucial para garantir o sucesso do seu novo negócio.

As vantagens de constituir uma sociedade

Como você deve ter percebido, saber como criar um contrato social pode exigir um pouco mais do que o esperado se você desejar plena assertividade.

Porém, também queremos lhe dizer que cada passo e o seu esforço valerão a pena, porque abrir uma sociedade pode ser aquilo de que você precisa para dar início ao seu sonho.

Afirmamos isso, pois iniciar uma sociedade para abrir um negócio digital pode lhe garantir vantagens como:

  1. Não haverá limites na constituição do capital social da empresa;
  2. Riscos consideravelmente menores ao diferenciar o capital da empresa e o do sócio;
  3. Equipe mais qualificada e preparada ao contar com diferentes profissionais;
  4. Os resultados obtidos podem ser previstos no contrato social;
  5. As responsabilidades de cada sócio serão divididas de forma proporcional, evitando, assim, qualquer tipo de sobrecarga.

Diante disso, pode ter certeza de que abrir uma empresa digital em sociedade pode ser o melhor caminho para a realização dos seus sonhos!

Você consegue elaborar o contrato social sozinho?

Depois de ler esse artigo até aqui, você deve estar pensando que agora está preparado para elaborar esse documento fundamental.

No entanto, na verdade, as nossas instruções não acabam por aqui, afinal a presença de um profissional de advocacia e de contabilidade é imprescindível para a criação desse contrato social.

Isso porque, além de certificar a integridade e a legitimidade do documento, esses profissionais, principalmente o contador, podem te ajudar a preencher cada um desses tópicos da forma correta e, assim, evitar qualquer complicação no futuro.

Logo, pense duas vezes antes de criar um contrato social de forma improvisada, porque qualquer negligência pode colocar em xeque os resultados da sua nova empresa.

Complicações de um contrato social mal elaborado

A essa altura do campeonato, você já deve ter percebido que saber como criar um contrato social é fundamental para evitar problemas.

E falamos isso porque, sim, infelizmente, podem haver desacordos entre o quadro societário do seu negócio digital.

Nesse sentido, a melhor ação que você pode tomar é pesquisar e conhecer ao máximo um sócio antes de fechar negócio com ele.

Esse planejamento prévio também pode evitar:

  • Expectativas frustradas;
  • Mudança de plano no meio da vigência do contrato;
  • Não cumprimento de obrigações;
  • Negligência quanto aos valores;
  • Insatisfação com o objetivo em questão;
  • Encerramento de contrato antes do previsto.

Portanto, além de se informar e de entender as características de seus sócios, elabore um contrato social completo e que supra todas essas questões.Ao contemplar esses aspectos, você terá mais segurança e certeza de que não haverá desacordos no meio do caminho.

A São Lucas está aqui para ajudar o seu negócio digital!

Se você precisa de uma contabilidade especializada em negócios digitais e que pode te auxiliar em questões societárias, conte conosco, da São Lucas Assessoria Contábil!

Nós somos especialistas na área de atuação e, por isso, podemos entender e atender às suas reais necessidades da forma mais efetiva possível.

Por meio do nosso serviço de assessoria societária, você garantirá que todas as suas ações serão executadas de forma segura e sem muita burocracia, afinal nossos profissionais altamente qualificados estão preparados para lidar com essas questões por você.

Além disso, nós também podemos te ajudar a abrir uma empresa em sociedade, a realizar mudanças no contrato social e em qualquer outra atividade fundamental que envolva a sua sociedade. 

Sendo assim, podemos cuidar de questões como:

  • Apuração de impostos;
  • Acompanhamento da regularidade fiscal;
  • Restituição de tributos obrigatórios;
  • Entrega de todas as obrigações acessórias;
  • Escolha do melhor regime tributário; entre outros.

Em suma, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo se você quer saber como criar um contrato social da forma mais efetiva para o seu novo negócio digital.

Para isso, basta clicar na nossa área de contato e preencher o formulário exclusivo disponibilizado com seus dados e com uma mensagem explicando a sua necessidade.

Ou então, se preferir, você também pode entrar em contato diretamente conosco pelo nosso e-mail ou pelo telefone.

Estamos mais que prontos para atender às suas reais necessidades e para te ajudar a abrir o seu negócio digital em sociedade da forma mais simples possível.

Até logo!

QUERO AJUDA PARA CRIAR UM CONTRATO SOCIAL PARA MEU NEGÓCIO DIGITAL

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da São Lucas Assessoria Contábil.

Ajudamos você na resolução de todos os seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas  – isso através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar o nosso formulário de contato.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Acesse minhas redes sociais:

admin@dpg

admin@dpg

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Ajudamos empresários, gestores financeiros, gestores de RH, a resolverem seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!

Recomendado só para você!
O Senado promoveu a primeira Sessão de Debates Temáticos de…