Como falar bem em público? 5 técnicas para encantar seu público com suas palestras!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Certas pessoas têm verdadeiro pânico de falar em público, seja em uma apresentação na escola, em um evento social ou até quando há simplesmente uma quantidade significativa de pessoas ouvindo. Falar bem em público é essencial, em especial para palestrantes. 

Neste artigo, você irá descobrir como falar bem em público, encantando seus espectadores com suas palestras.

Vamos mostrar 5 segredos da arte de falar para o público – a oratória – que vem sendo estudada desde a antiguidade, notadamente pelos gregos e romanos, que possuíam oradores

Continue lendo e descubra como falar bem em público com as melhores técnicas!

1 – Saiba quem é seu público

Saber para quem você está falando é vital. O quanto eles conhecem o assunto de que você vai tratar? São pessoas mais jovens, descontraídas, ou executivos mais interessados em resultados e estratégias práticas? 

Determine o público para o qual você irá palestrar e estude sobre ele.

2 – Tenha domínio sobre o que vai falar

Esta dica é bastante óbvia, não é mesmo? Para saber como falar bem em público você, palestrante, deve saber sobre o que está falando. Isso significa estudar, aprender, pesquisar vários pontos de vista – e escolher um ou mais deles. 

Pode ser que você já domine o assunto sobre o qual está palestrando, mas aprender nunca é demais, até porque tudo se atualiza continuamente, ainda mais nos dias de hoje. Tudo é muito dinâmico e você precisa estar por dentro do que anda acontecendo, das inovações e possibilidades em sua área.

E não basta dominar o tema: você precisa mostrar à sua plateia que sabe, passando credibilidade e autoridade, sem esquecer a simpatia e a interação com as pessoas, levando-as à despertar sua atenção. Não estamos falando em gritar, pular, “imitar um mico”, mas em falar o que sabe de forma interessante e prática.

3 Atente-se à linguagem corporal

Já “pincelamos” esta dica no item anterior: sua postura, entonação, gestos na palestra… 

Para saber como falar bem em público, você precisa entender um mínimo de linguagem corporal. 

Você deve treinar sua linguagem corporal a fim de criar uma conexão confiável e empática com o público. 

O corpo fala! Estejamos cientes ou não do que ele está falando. Portanto, atenção à voz, aos movimentos, às pausas, à atitude de encarar o público, olho no olho, sem intimidá-lo, é claro.

Um grau mínimo de descontração é necessário à qualquer palestrante, não importa a seriedade do tema tratado, para “ganhar” o público. 

Como você pode mudar o movimento das suas mãos e dos seus braços para falar algo importante? Quando dar um tempo para o público refletir? Como passar dramaticidade se necessário? Tudo isso é linguagem corporal, assim como a entonação da voz. 

Mãos nos bolsos, por exemplo, significam insegurança, assim como costas arqueadas e olhos que não encaram a plateia. Ou se limitar a ler palavras de forma mecânica, pior ainda se se enrolar. 

Alguns dos melhores instrumentos corporais são:

  • mãos;
  • braços;
  • caminhar (e parar) durante a palestra;
  • controle da voz.

Ah, treinar em frente ao espelho pode ser de grande ajuda!

4 – Seja um bom contador de histórias

Todos nós somos envolvidos ao ouvir boas histórias, não é mesmo? Sejam elas felizes ou tristes.

Então, para saber como falar bem em público, conte histórias: elas são mais interessantes que meros fatos ou dados. E mais: conte com certa emotividade, passando verdade no que fala, sem, é claro, parecer forçado ou exagerado. 

Crie conexão emocional com o público, esse é o grande segredo. E contar histórias é uma boa forma de fazer isso. 

5 – Faça um bom roteiro

Como falar bem em público? Crie um roteiro! 

A oratória deve ser organizada, coerente, metódica, por maior que seja a descontração e improvisação que haja. 

Pode ser que você tenha aquele “branco”, por nervosismo ou cansaço, por exemplo. Consulte seu roteiro. Tente não parecer tão embaraçado se acabar se perdendo um pouco – pode acontecer com todo mundo. Mas procure se manter concentrado no que fala, sem deixar de manter contato visual e, às vezes, físico com o público.

Um bom roteiro pode envolver recursos visuais, como imagens, gráficos, vídeos… Isso evita um monólogo chato. Você pode aliar imagens e texto, o que é uma excelente dica.

O importante é que os elementos visuais façam sentido no contexto da palestra, e que tenham impacto sobre o público.

Ademais, aprenda, aprenda e aprenda! 

Tire o melhor de cada experiência, aperfeiçoe seu desempenho de forma contínua, desenvolva seu estilo, seja você, sendo ao mesmo tempo um palestrante técnico e confiável.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre como falar bem em público. 

Se gostou, compartilhe em suas redes sociais e ajude quem precisa melhorar a sua oratória!

Summary
Como falar bem em público? Atrair o público com palestras
Article Name
Como falar bem em público? Atrair o público com palestras
Description
Certas pessoas têm verdadeiro pânico de falar em público, seja em uma apresentação na escola, em um evento social ou até quando há simplesmente uma quantidade significativa de pessoas ouvindo. Falar bem em público é essencial, em especial para palestrantes.  Neste artigo, você irá descobrir como falar bem em público, encantando seus espectadores com suas palestras.
Author
Publisher Name
São Lucas
Publisher Logo

Acesse minhas redes sociais:

admin@dpg

admin@dpg

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Ajudamos empresários, gestores financeiros, gestores de RH, a resolverem seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!

Recomendado só para você!
Abrir empresa de consultoria ou coaching, apesar de parecer algo…