Controle de Fluxo de Caixa: como fazer?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Descubra como fazer o controle de fluxo de caixa com apenas 5 passos simples!

Fazer o controle de fluxo de caixa da sua transportadora nunca foi tão fácil! Nós separamos 5 passos claros e concisos para que você possa fazer isso da maneira certa

Fazer o correto controle de fluxo de caixa é muito mais do que apenas uma rotina gerencial que deve ser cumprida. Afinal de contas, é de suma importância levar em conta o fato de que essa ferramenta permite um overview completo das informações financeiras do empreendimento, fornecendo um relatório claro e conciso de todas as novas possibilidades. 

Para além disso, é fato que o controle de fluxo de caixa auxilia no processo de tomada de decisões estratégicas, uma vez que você saberá o momento ideal para investir, assim como os momentos nos quais será preciso poupar e manter o seu dinheiro em caixa.

Mas, se você pensa que o controle de fluxo de caixa tem apenas essas duas atribuições está muito enganado. Ele proporciona um controle específico de entradas e saídas financeiras – tanto as imediatas quanto as futuras -, fazendo, assim, com que você possa identificar perigos e riscos.

confira nossas especialidades 1 - Controle de Fluxo de Caixa: como fazer? - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Então, como fazer o controle de fluxo de caixa?

Assim como dissemos anteriormente, aqui você vai aprender a fazer o controle de fluxo de caixa da sua transportadora de maneira simples, utilizando apenas 5 passos específicos que compreendem todas as características que devem ser observadas. 

Vamos lá? 

Passo 1 – Identificação do saldo inicial

A atividade inicial para efetivar o controle de fluxo de caixa  – e também o nosso primeiro passo -, é  identificar o valor que sua transportadora já possui consolidado no caixa. Isso vai permitir que você compreenda as possibilidades imediatas.

Passo 2 – Classificação das receitas e despesas

O nosso segundo passo – e um dos aspectos mais importantes, diga-se de passagem -, é classificar as receitas e despesas que compõem o seu fluxo de caixa, uma vez que isso permitirá, não apenas agora, mas também no futuro, entender as suas principais fontes de recursos, assim como o que poderá ser reduzido ou até mesmo cortado permanentemente. 

Sendo assim, faça a classificação de acordo com a maneira como pretende estudá-las no futuro.

Passo 3 – Registro de entradas do período

Aqui é o momento de fazer os apontamentos de todas as entradas que a sua transportadora identificar, sendo elas imediatas ou futuras, de acordo com um período determinado de tempo, para que, assim, seja possível fazer uma projeção assertiva do fluxo de caixa e, consequentemente, não se deparar com surpresas. 

Outro ponto de suma importância quando falamos do controle de fluxo de caixa é a categorização entre entradas à vista e a prazo, assim como a data específica em que os valores entraram ou entrarão.

Passo 4 – Registro das saídas do período

Da mesma maneira como fez os registros de entradas, é necessário fazer, também, os de saídas e, para isso, considere as mesmas coordenadas, afinal de contas, sua transportadora faz parte do controle de fluxo de caixa de outra empresa, que está considerando, da mesma forma como você, a projeção do fluxo de caixa.

Passo 5 – Atualização e correção dos lançamentos

Tendo em vista o fato de que o controle de fluxo de caixa é – apesar de ser muito mais que isso – uma rotina diária do departamento financeiro da sua transportadora, é perfeitamente aceitável que hajam diversas alterações, tanto em valores quanto em prazos, por isso, é de extrema importância acompanhar cada um dos lançamentos e, dessa forma, fazer a devida atualização sempre que for pertinente. 

E então, o que achou das informações que trouxemos para você hoje? 

Saiba que, apesar do controle de fluxo de caixa ser muito importante, é imprescindível que ele seja acompanhado por especialistas, uma vez que um erro mínimo pode colocar todo o futuro do seu negócio em risco. 

Por isso, caso precise de auxílio contábil, entre em contato com a gente. Temos absoluta certeza de que ter especialistas ao seu lado vai proporcionar muito mais segurança e possibilidades de crescimento para o seu negócio.

Estamos esperando por você!

Summary
Article Name
Controle de Fluxo de Caixa: como fazer?
Description
Descubra como fazer o controle de fluxo de caixa com apenas 5 passos simples! Fazer o controle de fluxo de caixa da sua transportadora nunca foi tão fácil! Nós separamos 5 passos claros e concisos para que você possa fazer isso da maneira certa
Author
Publisher Name
São Lucas
Publisher Logo

Acesse minhas redes sociais:

marketing@saolucas

marketing@saolucas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Ajudamos empresários, gestores financeiros, gestores de RH, a resolverem seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!

Recomendado só para você!
Se o lucro da sua empresa não está na melhor…