Destaque do ano na São Lucas merece premio!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A base de uma empresa de sucesso, é sem sombra de duvidas uma excelente equipe e gestão por trás de todo o trabalho que entregam a você.

Portanto no vídeo de hoje, o Leandro mostra a vocês uma das maneiras que usamos para engajar nossos colaboradores:

Mas qual a importância de manter seus profissionais engajados e motivados?

O engajamento está atrelado ao comprometimento do indivíduo com a organização onde trabalha. Está entre as qualidades mais pretendidas, por líderes e profissionais de RH. Mas como engajar os colaboradores?

É possível implementar ações de engajamento nas empresas através das seguintes soluções:

  • oferecer premiações
  • aprimorar o processo de contratação;
  • elaborar e nutrir uma cultura organizacional engajada;
  • oferecer um ambiente desafiador e estimulante;
  • permitir o crescimento de todos os profissionais;
  • valorizar os esforços;
  • ter líderes de qualidade ao seu redor;
  • dar feedbacks;
  • modernizar os processos da empresa com mais tecnologia.

Parece contraditório pensar que o desenvolvimento coletivo e sustentável de uma empresa dependa do engajamento individual, não é mesmo?

Só que a verdade é inegável: os líderes e os profissionais de RH devem considerar os valores de sua cultura organizacional com o engajamento de cada profissional. Afinal, é por meio dele que se avalia o comprometimento e a disposição em crescer com a empresa.

Para que essa questão seja devidamente esclarecida, neste post nós vamos explorar como engajar os colaboradores.

Acima de tudo, vamos destacar os benefícios que se obtêm com a sua aplicação cotidiana e as alternativas mais produtivas nesse sentido.

Acompanhe e inspire-se em nossas ideias para transformar a cultura organizacional da sua empresa e promover o engajamento dos seus profissionais!

O que é engajamento no trabalho?

Na gestão de pessoas, o engajamento é a relação entre o profissional com o seu trabalho e a empresa onde ele exerce suas atividades. Um vínculo que se estende nos aspectos:

  • psicológico;
  • afetivo;
  • emocional.

Como resultado, colaboradores engajados demonstram mais cooperação, empenho, otimismo e disposição para desenvolver as suas capacidades e, ao mesmo tempo, a empresa.

Importância do engajamento nas empresas

Profissionais identificados com os valores, a missão e a visão de negócios da organização onde trabalha têm mais possibilidades de promover um trabalho excelente.

Isso porque ele demonstra genuína preocupação em garantir resultados melhores para se promover internamente e posicionar a organização entre as melhores do seu ramo.

Diferentemente, por exemplo, de pessoas descompromissadas, sem motivação e sem sintonia alguma com os pilares institucionais do empreendimento.

Os líderes estão em busca de colaboradores pró-ativos, autônomos e recheados com características de liderança. No entanto, se olharmos com atenção vamos descobrir que tais qualidades são potencializadas quando o indivíduo está engajado com a missão da empresa.

Benefícios do engajamento no trabalho

São aspectos positivos que valorizam não apenas a empresa, mas também o profissional. Especialmente, quando existe uma preocupação em desenvolver os seus talentos internos.

Podemos elencar, no entanto, alguns valores que são facilmente traduzidos ao perceber um ou mais profissionais, dentro da equipe, cujo engajamento com a empresa seja invejável, como:

1. Mais produtividade

Sabe o time de futebol entrosado, cujas jogadas de efeito e objetivas são comuns nas partidas? É mais ou menos essa sinergia que existe quando há engajamento entre o colaborador e a empresa.

Esse forte laço afetivo se traduz imediatamente em mais produtividade, empenho e afinco para apresentar um trabalho de qualidade. Quando mais pessoas na equipe têm a mesma percepção, a empresa só tem a ganhar com esse time combativo.

2. Desgaste menor com o trabalho

A exaustão, muitas vezes, é o sintoma de alguém desmotivado ou que não se identifica com aquilo que está exercendo. Os profissionais engajados, por sua vez, sentem menos esse efeito.

Afinal, por mais desgastante que seja a rotina, o engajamento faz com que o indivíduo se sinta parte daquele desenvolvimento. Mais ou menos como “o esforço vale a pena”.

3. Mais motivação

Engajamento e motivação tem tudo a ver um com o outro. Isso porque esse sentimento positivo vem carregado de disposição, energia e criatividade para propor soluções.

4. Clima organizacional aprimorado

Da mesma maneira que a falta de motivação é contagiante, o engajamento das pessoas também pode se espalhar por entre os outros membros da equipe.

Isso permite que áreas se integrem, que o trabalho colaborativo seja aprimorado e que o clima organizacional, como um todo, seja uma rotina envolta em harmonia e empatia.

5. Imagem positiva para a empresa

Empresas com um elevado índice de turnover pode ter a sua reputação manchada no mercado. Afinal, quais talentos gostariam de trabalhar em um local com alta rotatividade de profissionais?

Por outro lado, as empresas que sabem trabalhar a retenção de talentos, que se preocupam no crescimento dos seus funcionários e é composta por pessoas engajadas são bem-vistas.

Portanto, mais pessoas passam a procurar por uma oportunidade profissional nesse lugar, o que ajuda — e muito — no processo de recrutamento dos profissionais de RH.

Classificar post
São Lucas

São Lucas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Ajudamos empresários, gestores financeiros, gestores de RH, a resolverem seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!

Recomendado só para você!
A ideia de trocar de carro com frequência já não…