Pesadelo na Cozinha: O Reality que nos ensina que nós mostra como uma sociedade pode quebrar um negócio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Quem gosta de reality já sabe que, na última segunda-feira a BAND estreou mais uma temporada do Programa Pesadelo na Cozinha, com o chefe fofinho, nem tanto, Erick Jacquin!

Se tirarmos pelo primeiro episódio, essa temporada será teeensa.

Mas não adianta, sai temporada, entra temporada e o maior problema desses negócios, continua sendo o relacionamento e a comunicação dos sócios.

A falta de empenho de um sócio ou a falta de comunicação entre sócios são problemas comuns em empresa de todos os ramos.

Toda sociedade começa com aquela empolgação, aquela alegria e engajamento dos sócios, porém a convivência, quando mal administrada, começa a passar por dificuldades e logo a empolgação do começo se torna uma grande tragedia.

Quando a escolha do sócio se baseia apenas na amizade ou porque o outro é membro da família, e não pelas competências, o arrependimento vem rápido.


E na prática isso se torna nítido quando as discussões colocam o negócio em segundo plano.
Por isso hoje listamos os principais problemas entre sócios que podem acabar em uma tragedia.

1. Ausência de comunicação


Antes de ser tomada, qualquer decisão, a mesma deve ser analisada por todos os envolvidos no negócio, não é recomendável agir precipitadamente. Muitas vezes por confiar e achar que conhece bastante o outro, um sócio decide primeiro, muitas vezes decide pelo outro. Neste caso, para evitar conflitos o diálogo constante é essencial. Se você não escuta o seu sócio, a relação passa por questões de controle de poder. E você não quer isso, não é meso? Por isso aposte na comunicação e no respeito.


2. Visão de negócios diferente


Para que uma sociedade de certo, é preciso que exista um alinhamento desde o começo. Quando os empreendedores começam um negócio com visões diferentes, como em relação à divisão de lucro, de quais são as prioridades e como se deve investir o dinheiro, dos critérios, até uma amizade pode chegar ao fim. Por isso é fundamental que os sócios tenham a mesma visão: queremos lucro ou longevidade? Devemos apostar em boa comida pagando caro? ou em comida mais ou menos pagando pouco?
Indagação recorrente nas temporadas antigas de PESADELO NA COZINHA.
Por isso tenha certeza de que, suas ambições, seu proposito e seus pensamentos, são no mínimo parecidos.

3. Excesso de desconfiança


Para que o desgaste por conta do negócio seja evitado, é preciso persistência e confiança. Dificuldades financeiras acontecem, pois, o retorno do negócio, em determinadas situações não chega no tempo planejado. Por isso é necessário que alguém cuide do financeiro integralmente, e mais do que é isso, é preciso que você confia no seus sócios!
Por isso, ao se deparar com problemas na empresa, reflita antes de acusar o sócio.


4. Falta de engajamento


Se um sócio está na zona de conforto e não se esforça para que a empresa cresça, o outro pode se sentir sobrecarregado e desmotivado. Se não tem empenho dos sócios, a empresa perde espaço no mercado e acaba entrando na rotina. Uma empresa precisa ser movida por paixão, se de vocês, investiu uma vida nesse negócio, e o outros o esta preocupada com o lucro sem pensar no quanto aquilo é importante um gosta é do dinheiro do empreendimento, as chances dos envolvidos brigarem aumentam.

5. Cobrança excessiva

A dedicação ao negócio tem que ser igual. Quando uma parte sente que está dedicando mais que a outra, a cobrança não é uma solução. Como os sócios são os donos do negócio e não há chefe para resolver a questão, às vezes é preciso do auxílio de uma terceira pessoa. No caso dos restaurantes, essa pessoa pode ser o Jacquan!

De forma resumida listamos aqui alguns dos motivos, pelos qual uma sociedade acaba destruindo um negócio.

Por isso essa escolha deve ser feita com total paciência, dedicação e sabedoria, é aquele ditado né : não se pede ninguém em casamento no primeiro encontro.


Essa deve ser também a premissa dessa escolha.

Está com dúvida? Não sabe se esse sócio será a melhor coisa para o seu negócio, peça uma consultoria ao seu contador, ele poderá auxilia-lo nessa escolha com sabedoria!

Quer ver na prática como a sociedade é um dos principais motivos dos desastres de um negócio? Então acompanhe a nova temporada de PESADELO NA COZINHA, todas terça-feira as 22:45 na Band, e aprenda o que NÃO se deve fazer!

Classificar post

Acesse minhas redes sociais:

São Lucas

São Lucas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Ajudamos empresários, gestores financeiros, gestores de RH, a resolverem seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!

Recomendado só para você!
Para abrir uma empresa de coaching, alguns aspectos legais são…