Qual o % ideal de custo com folha nas despesas da minha empresa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=W3i9y4Mvuno[/embedyt]

E ai pessoal beleza Leandro Bueno Contador!

No vídeo de hoje quero falar com você analisando mais profundamente a sua DRE que nada mais é a demonstração do resultado do exercício. Quando eu fiz uma série de vídeos sobre DRE,ele foi bem ajudou muita gente, então eu resolvi analisar mais profundamente agora. Mas Leandro afinal de contas qual que é o percentual de despesa para folha de pagamento das com pessoas no meu negócio,quer saber?

Então acompanha esse texto.

Ao longo dos anos venho percebendo, nessa linha de DRE fixas com pessoas, que é uma análise importante fundamental,aliás todas as análises são importantes, mas é nesta linha  que precisamos tomar muito cuidado, senão o dinheiro vai pelo gargalo e você perde a  mão do controle e do direcionamento do seu negocio.

Sendo assim, para que você tenha uma empresa de serviços vou traçar três linhas de para você: Indústria, comércio e prestadora de serviços.

O ideal é que esta linha da DRE e de despesas com pessoas, estou falando de salários,vale transporte, férias, décimo terceiro, impostos,enfim tudo que se refere à despesa com pessoas, fique entre 35 e 45%, vamos desenhar uma linha para melhorar nosso raciocínio:abaixo de 35% maravilha, parabéns você está fazendo a lição de casa de 43 á 45% começa a apertar o cinto senão seu negócio vai degringolar 35 a 45 se eu presto serviço, porque?por que  minha matéria prima são pessoas,eu dependo de pessoas.

Por exemplo, aqui na contabilidade eu dependo das pessoas para entregar o meu produto final então,o meu custo com pessoas é maior.

Então de 35 a 45 por cento é o número ideal.

Na indústria, por exemplo, você tem um chão de fábrica, pessoal do administrativo comercial, financeiro,assim esse número deve variar de 15 a 21%,porque na indústria o custo maior está atrelado à matéria prima dentro da sua DRE, então esse custo com pessoas não pode ultrapassar a faixa de 15 a 20%. No comércio, quer seja comércio varejista, atacadista… etc., esse numero deve variar de 13 a 18% de custos com pessoas. Ai você pergunta, “poxa Leandro, verifiquei aqui na minha DRE e tenho 23% no meu comercio, eu já estou no gargalo apertado não estou conseguindo modificar minha mão de obra porque senão não consigo entregar o meu produto final” por exemplo, então o que você precisa fazer é olhar para a outra linha,olhar para o CMV, custo financeiro a linha da sua DRE,e aperta ela porque de 13 á 18%, seria o ideal para você do comercio.

Mas ela está em 23,22,20 e 25% e você já fez de tudo operacionalmente e não conseguiu reduzir pessoas, da uma espremida em outras linhas que te apresentei e tente encaixar esse número, beleza?

Esse era o recado que eu queria dar pra você, baseado claro, em anos a fio de análise de DRE.

Se ainda assim você precisar de ajuda para analisar melhor a sua DRE e direcionar os números do seu negocio, entra em contato comigo por e-mail (leandro@saolucasassessoria.com.br), ou mesmo nas redes sociais, que terei o maior prazer em ajudar você aí a fazer uma análise de DRE, entender seus cortes e começar a partir de amanhã a otimizar seus custos!

 

Um abraço a todos

O Céu é o meu limite

São Lucas

São Lucas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Ajudamos empresários, gestores financeiros, gestores de RH, a resolverem seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!