3 COISAS SOBRE CONTABILIDADE QUE TODO ECOMMERCE PRECISA SABER

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=5iiYuw1kjj8[/embedyt]

E aí pessoal, beleza? Leandro Bueno, contador!

Hoje eu vim tem que falar com você que é dono de um E-commerce, quais são as três coisas principais que você que é dono de um E-commerce precisa saber sobre Contabilidade. São milhares de coisas que nós temos que saber no mundo contábil, mas eu separei aqui três coisas fundamentais para o seu negócio. Quer saber? Então acompanha esse vídeo aí.

Primeira coisa que você precisa entender é que a Contabilidade é uma Ciência Exata, óbvio né? Para todo débito existe um crédito correspondente, aquela coisa toda, se você é dono de E-commerce não entende esses parâmetros, esses pormenores da Contabilidade, no entanto você não precisa ser um contabilista, você não precisa ser um formado em Ciências Contábeis para entender essas três pontos fundamentais que são extraídos da sua Contabilidade, do seu balanço, da troca com o seu contabilista. Primeira coisa que você precisa entender sobre gestão de fluxo de caixa, é que a gestão do fluxo de caixa no E-commerce é fundamental. Qual que é o prazo médio de pagamento que você tem aí hoje com seus fornecedores? Qual é o prazo médio de recebimento? E caso você faça antecipação de cartão de crédito que você tenha aí, afinal de contas a gente sabe que no e-commerce 90, 95 para Não Dizer 99% das compras são feitas através de cartão de crédito, qual é o seu prazo médio de pagamento, de recebimento, e quanto isso impacta no seu fluxo de caixa? Você tem que ter, você tem que ter isso na mão meu camarada, senão ele não vai te dar uma gestão primordial aí do seu fluxo de caixa, para você saber quanto que você precisa por exemplo, de capital de giro.

Segunda coisa que você tem que extrair da sua Contabilidade, dos seus números contábeis é a gestão do seu estoque. Você vai trabalhar com 3 métodos que a gente chama na Contabilidade PEPS, UPES e médio. Primeiro que entra primeiro que sai é o PEPS, UEPS é o último que entra primeiro sai. Então você comprou sei lá, um contador, você comprou um contador lá, como é que você vai tratar esse seu estoque? Primeiro que entra primeiro que sai? Ou último que entra primeiro que sai? Como é que você vai trabalhar na média né? Normalmente eu costumo indicar na média, então nem o primeiro que entra nem o primeiro que sai, nem o último que entra e primeiro que sai, na verdade vou pegar uma média, um mesclado disso aí e fazer a venda, e fazer o controle do meu estoque. É claro que se eu tô falando aí por exemplo, de um E-commerce de produtos perecíveis, você tem que trabalhar com o primeiro que entra primeiro que sai, porque o produto perecível tem um prazo de validade, então você tem que girar esse estoque e rápido, para você não perder esse estoque, né? Mas em via de regra, produtos eletrônicos, roupas, enfim acessórios, eu trabalho com o médio, o método da média das coisas, então primeiro que entra primeiro que sai último, faz a média lá tal e trabalho nesse controle da gestão do meu estoque. Consequentemente do meu estoque vai para o meu CMV e eu vou apurar corretamente o meu custo de mercadoria vendida. Então a gestão do estoque é um ponto fundamental aí para o gestor de e-commerce para o dono de um E-commerce.

Terceiro e último e não menos importante, é o controle da sua liquidez, dos seus ativos e dos seus passivos, o que eu tenho a pagar, o que eu tenho a receber basicamente. Você tem na mão isso aí em tempo real? O que você tem para pagar nos próximos 10 15 20 30 dias? O que você tem a receber os 10 15 20 30 dias? Isso é fundamental, uma coisa gera a outra né, se eu tenho um controle bom do meu contas a pagar, do meu contas a receber, se eu controlo bem essa questão do meu prazo médio de pagamento, prazo médio de recebimento, então isso tudo tá uma coisa interligada com outra. Aí melhora meu estoque, melhora meu prazo médio de pagamento, que aí melhora meu controle de estoque. Enfim, era essa tríade que eu quis passar para vocês, que eu entendo como das mais importantes, alguns podem dizer que outras tais são tão importantes quanto, mas um fato é você ter uma boa leitura do seu balanço, você ter uma boa leitura da sua DRE, daí você tem uma boa leitura dos seus índices, faz com que você tenha uma boa gestão do seu E-commerce.

Esse é o recado, e depois tem o resultado vai acontecer se você aplicar ao seu negócio. Esse é o recado que eu queria dar para você hoje, curte, comenta, compartilha, e se você tem um tem um E-commerce e gostaria de entender mais o seu balanço, gostaria de entender mais o seu negócio, gostaria de ter clareza dos seus números, então me manda um e-mail agora aqui embaixo, aqui em algum lugar aqui tá passando meu e-mail, eu vou ter maior prazer de entrar em contato com você, marcar um café seja aqui na minha empresa, seja na sua empresa, seja online para nós analisarmos o seu balanço e lhe dar melhor resultados.

Um abraço a todos!

O céu é o meu limite!

 

Leandro Bueno

Leandro Bueno

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Ajudamos empresários, gestores financeiros, gestores de RH, a resolverem seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!