Como emitir certificado para os seus cursos, palestras e workshops? Aprenda aqui!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

A maioria das pessoas, quando fazem um curso ou participam de um evento, preferem receber um documento para comprovar sua realização, no caso um certificado.

Essa emissão é como uma recompensa após uma tarefa, uma medalha, e uma garantia para o currículo profissional. Mas cuidado: nem todos os certificados são válidos. Então, como emitir um certificado da forma correta?

Neste artigo, vamos mostrar a você como emitir um certificado para cursos, sejam presenciais, EAD ou totalmente online. Cada modalidade tem suas normas, e nem toda instituição educacional está habilitada a emitir certificação. Receber ou não certificado pode ser o ponto principal para um aluno decidir comparecer, ou não, em algum lugar: ele exibe o tempo de participação em um curso ou evento e o que se aprendeu.

Sim, existe uma legislação sobre como emitir certificado. Continue lendo e se informe sobre quem pode emitir, o que é válido e como criar um certificado valioso no mercado.

confira nossas especialidades - Como emitir certificado para os seus cursos, palestras e workshops? Aprenda aqui! - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Como emitir certificados da forma adequada?

Como dissemos, há uma regulação para emitir diferentes tipos de certificado.

Veja a seguir.

Certificados para cursos profissionalizantes ou cursos livres

Trata-se de cursos com o objetivo de atualizar e aperfeiçoar conhecimentos. Por isso, não há obrigação de reconhecimento e aprovação do MEC (Ministério da Educação).

Nesta modalidade, pode-se emitir certificados simplórios, que apenas provem que a pessoa realizou o curso. 

Certificados para cursos técnicos

Cursos técnicos formam alunos em conhecimentos técnicos, como o nome diz. Eles são altamente aconselháveis para aumentar possibilidades de inserção no mercado de trabalho, e muito variados.

Neste caso, o MEC pode impedir a emissão de certificado: o ministério precisa reconhecer que o curso é um capacitador técnico, e eles devem ter duração de 3 meses a 3 anos, de acordo com a área.

Passos para emitir certificados para cursos

Selecione a maneira pela qual vai emitir

Quer dizer, você vai emitir certificados física ou digitalmente? Vai imprimir certificados, assinar e enviar aos alunos, ou disponibilizá-los de forma digital? Certificados emitidos digitalmente podem ser baixados pelo próprio aluno após a finalização do curso. 

É claro que emissões físicas exigem um esforço maior por parte de quem emite, além de mais tempo e da possibilidade de erros ou problemas: mudança de endereço, envio para o lugar errado, extravio etc.

contabilidade para coaches e palestrantes - Como emitir certificado para os seus cursos, palestras e workshops? Aprenda aqui! - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SPPowered by Rock Convert

Como nosso mundo tem se tornado cada vez mais digital – Era Digital – é natural que cada vez mais certificados sejam emitidos de forma digital, cortando custos e evitando dores de cabeça.

Mas a emissão física tem seu valor: é aquele papel “requintado” que você recebe em mãos, como nos velhos tempos. 

Quem não gosta de ser aplaudido ao receber um diploma de fim de curso em uma formatura, por exemplo, erguendo o “canudo” para o alto com orgulho? 

Em geral, certificados de cursos de graduação e pós-graduação presenciais são físicos.

Organize-se e cumpra normas

Quantos alunos estão participando do curso? Quantos certificados vão provavelmente ser necessários? Quais os prazos e formas de recebimento? E os envios? E o visual do certificado? O que ele vai exatamente conter? 

Não pode faltar:

  • logotipo da instituição;
  • nome da instituição;
  • assinatura de autoridade institucional;
  • carga horária;
  • local e data;
  • nome do estudante ou participante de evento;
  • nome do curso ou do evento.

É bom informar quais foram os conhecimentos gerais que foram adquiridos pelo aluno, ou o tema do evento, resumidamente.

Economize tempo com modelos prontos

Pra que ficar quebrando a cabeça tentando fazer “o certificado ideal”? É claro que vão haver personalizações para cada curso ou evento, mas você pode usar modelos de certificado prontos se quiser saber como emitir certificado com mais segurança e confiabilidade. Eles são gerados no computador a partir dos dados de cada destinatário, através de programas pagos ou gratuitos. 

Por fim, uma dica a mais: o envio é importante, certifique-se de ter todos os endereços dos que irão receber os certificados – erros nessa informação são de responsabilidade do destinatário, que deve corrigi-los para receber ou buscar em mãos na instituição, no caso de certificado físico. 

Já na forma digital, a questão de como emitir certificado é mais simples: pode ser enviado em PDF ou em arquivo de imagem para o e-mail da pessoa, ou disponibilizado na própria plataforma do curso ou evento, basta fazer login e baixar.

Esperamos que este artigo sobre como emitir certificado tenha sido útil para você.

Procure se inspirar em modelos de certificado de várias instituições, adicionando diferenciais, sem deixar de seguir as normas. Tenha em mente o custo da impressão desses certificados, conforme número de cores, entalhes etc, pensando no público-alvo que vai receber o documento.

Até mais!

Summary
Certificado - Como emitir para meus cursos, palestras e workshops?
Article Name
Certificado - Como emitir para meus cursos, palestras e workshops?
Description
Neste artigo, vamos mostrar a você como emitir um certificado para cursos, sejam presenciais, EAD ou totalmente online. Cada modalidade tem suas normas, e nem toda instituição educacional está habilitada a emitir certificação. Receber ou não certificado pode ser o ponto principal para um aluno decidir comparecer, ou não, em algum lugar: ele exibe o tempo de participação em um curso ou evento e o que se aprendeu.
Author
Publisher Name
São Lucas
Publisher Logo

Acesse minhas redes sociais:

marketing@saolucas

marketing@saolucas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Ajudamos empresários, gestores financeiros, gestores de RH, a resolverem seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!

Recomendado só para você!
Você já deve ter notado que os bancos digitais têm…