Coach pode ser MEI?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Como você pode construir um próspero negócio de coaching no Brasil? Você conhece as naturezas jurídicas permitidas para abrir uma empresa de coaching? Você sabe, por exemplo, se coach pode ser MEI?

Temos a resposta para a primeira pergunta que fizemos acima. 

Para construir um próspero negócio de coaching no Brasil você precisa de ESTRATÉGIA e de excelentes parcerias de negócios!

Se você é apaixonado por coaching e quer saber se coach pode ser MEI, para poder atuar em total conformidade fiscal e legal, justificar seus rendimentos e economizar com tributação desnecessária, com certeza vai gostar de ler esse artigo, pois ele foi feito pensando em você!

MAS, AFINAL… COACH PODE SER MEI? 

A modalidade ou regime tributário baseado na categoria de microempreendedor – que é o MEI, é uma das mais cogitadas para quem está começando a desenvolver um negócio. 

De todas as modalidades e categorias tributárias que existem, o MEI é uma das que mais compensam, por ter arrecadação de tributos bem reduzido. Isso quer dizer que através do MEI, é possível pagar menos impostos, tendo grandes benefícios incluídos, como as assistências e proteções da previdência social.

Por isso, muitos coaches empreendedores querem saber se podem entrar nessa categoria, se formalizando como MEI… 

No entanto, será que um coach pode ser MEI, será que um coach pode abrir empresa como MEI?

Eis a resposta: 

[NÃO, o coach não pode ser MEI!]

Infelizmente o coach não pode formalizar-se como pessoa jurídica sendo MEI, pois a atividade de coaching não consta na relação de atividades permitidas pelo MEI, disponível no Portal do Empreendedor.

Essa definição quem faz são os órgãos fiscalizadores e não pode ser alterada, a não ser com a aprovação do Fisco e do Governo.

Esse aspecto também se relaciona porque o MEI foi criado apenas no intuito de facilitar a entrada de empresas, que não possuíam uma legislação específica, nesse caso, os microempreendedores. 

Como a atividade do coach se trata de uma profissão de capital intelectual, que depende de regularização legal de conselhos de classe, ou sequer de graduação formal, ele não pode entrar nesse enquadramento.

Mas como formalizar uma empresa de coaching então?

Existem outras categorias que podem ser adequadas. O MEI não é a única opção mais econômica para quem está começando com a carreira atuando como coach ou ainda para quem já tem empresa de coaching, mas que deseja pagar menos impostos, já que existem outros modelos de enquadramento que são mais interessantes, a depender de cada caso e faturamento.

Dentro de algumas categorias, o coach profissional pode, com a ajuda de uma contabilidade para coach, escolher:

  • Atuar como um coach como empresário individual – onde a empresa será constituída no nome da pessoa física, mas podendo atuar como jurídica, nesse caso não precisa ter sócios. Entretanto, o empreendedor coach pode responder pelas dívidas da empresa com seus bens, tanto de pessoa física, além dos da empresa.
  • Atuar como um coach com empresa EIRELI – aqui a empresa é individual de responsabilidade limitada, ou seja, uma personalidade jurídica que pode ser constituída apenas de um sócio – o próprio empresário. A diferença é que aqui, o empresário não responde pelas dívidas da empresa com seus bens pessoais.
  • Atuar como coach com empresa Sociedade LTDA – o tipo de empresa Sociedade LTDA, é geralmente mais complexa que as demais, pois nesse modelo são necessários dois ou mais sócios. Aqui, o capital dos sócios não pode ser afetado por débitos da sociedade – o que traz mais segurança e garantias. 

Para ter um negócio próspero atuando como coach, você terá que aprender a deixar o controle total de tudo e confiar em mentores para guiá-lo. Isto é porque não importa quão habilidoso você seja, você é limitado como ser humano. 

[Lembre-se: Mentores têm mentores, e você também deve ter o seu mentor!]

O contador é o melhor mentor de negócios que você pode ter… 

Ao confiar num contador especializado em contabilidade para coaches, seu papel se distancia da execução de rotinas burocráticas e entra no foco do que realmente importa para você, cuidar de seus coachees e melhorar suas habilidades como profissional. 

Pode ter certeza, é uma mudança recompensadora que vem com enormes bônus para sua carreira e empreendimento.

Obviamente, existem outras orientações para quem desejar abrir empresa de coaching ou ainda melhorar o potencial da sua empresa de coaching, no entanto, é preciso ter uma assessoria contábil experiente e especializada nesse mercado. 

Vamos fazer uma mentoria e abrir sua empresa de coaching?

Entre em contato conosco! Estamos esperando por você!

5 (100%) 1 vote

Acesse minhas redes sociais:

marketing@saolucas

marketing@saolucas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Ajudamos empresários, gestores financeiros, gestores de RH, a resolverem seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!

Recomendado só para você!
Entenda o que é necessário para abrir uma empresa de…