3 passos de como abrir uma empresa de consultoria!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Consultoria é a prestação de serviços que visa ajudar o cliente a identificar um problema e encontrar a solução para resolver essa determinada situação ou tema. Essa ajuda profissional está sendo cada vez mais valorizada e pode ser uma boa oportunidade de negócio. 

No entanto, para isso, não basta apenas dominar muito bem os problemas de seu cliente ou ter um conhecimento excepcional e muita força de vontade – apesar de essas características também serem muito importantes. 

Abrir uma empresa exige uma série de procedimentos fundamentais para que ela siga as regras impostas pela legislação e consiga atuar de maneira legal sem encontrar problemas pelo caminho e consiga se desenvolver de maneira saudável. 

Pensando nisso, separamos 3 passos essenciais sobre como abrir uma empresa de consultoria

Vamos lá?

1. Conheça as particularidades do mercado

O primeiro passo, antes de abrir qualquer tipo de negócio, é estudar o mercado. Com o aumento da demanda e do número de empresas do ramo abertas nos últimos anos, existem várias inovações no mercado que precisam ser entendidas por quem deseja fazer parte desse nicho. 

Sendo assim, para abrir uma empresa de consultoria, é importante estudar os dados do mercado no Brasil, estudar os concorrentes, as inovações tecnológicas que podem ser utilizadas e as principais necessidades dos clientes. Tudo isso é fundamental para se preparar, encontrar diferenciais competitivos e desenvolver um plano de negócios eficiente. 

2. Defina a estrutura e localização 

Após compreender exatamente como será a atuação da sua empresa, é chegado o momento de encontrar uma sala adequada para atender os clientes. É necessário que ela esteja situada em um local estratégico, ou seja, de fácil acesso ao público-alvo. Além disso, o espaço precisa ser confortável, passar credibilidade e bem-estar aos visitantes. 

Neste momento, também é interessante pensar e registrar quais vão ser os itens necessários para o funcionamento do negócio, bem como para conseguir atender todos os clientes da melhor maneira possível e estruturar a empresa, como: 

  • móveis; 
  • objetos de decoração; 
  • computadores;
  • eletrodomésticos; 

Por fim, tudo precisa ser detalhado para que o valor investido não ultrapasse o planejado.

3. Contrate um contador

Além do planejamento e estrutura, outro passo essencial são as questões burocráticas. 

Antes de abrir uma empresa de consultoria, vai ser preciso fazer escolhas importantes, como a natureza jurídica e o melhor regime tributário para o seu caso. Essas definições são muito relevantes, influenciam a quantidade de tributos que será paga, as obrigações da empresa junto aos órgãos do governo e muitos outros aspectos. Por isso, para não cometer enganos, o melhor a fazer é contratar um contador de confiança para orientá-lo. 

O profissional também será útil para o processo de abertura da empresa de consultoria, ou seja, com as questões burocráticas. Ele deverá auxiliar a separação dos documentos necessários, à emissão de licenças e alvarás, onde você precisa ir para conseguir realizar os procedimentos, entre outras situações. 

E então, gostou do nosso artigo sobre como abrir uma empresa de consultoria? 

Esperamos que as informações sejam realmente úteis e que você consiga abrir a sua empresa com sucesso! 

Não se esqueça de buscar ajuda de profissionais qualificados para ajudá-lo nesse processo e tornar tudo muito mais simples. 

Se precisar de ajuda para abrir uma empresa de consultoria, fale conosco!

Será um grande prazer ajudar!

5 (100%) 2 votes

Acesse minhas redes sociais:

marketing@saolucas

marketing@saolucas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Ajudamos empresários, gestores financeiros, gestores de RH, a resolverem seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!

Recomendado só para você!
Aprender deve ser uma atividade constante, mas, como nós sabemos,…