Consultoria empresarial – Como aplicá-la em seu negócio?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

A consultoria empresarial é uma das melhores maneiras para você saber o estado atual da sua empresa, observado por alguém de fora.

Porém, não com a visão de um visitante comum. Mas sim com os olhos de um especialista em negócios.

O problema é: como aplicá-la em seu negócio? Não basta apenas chamar alguns consultores para olharem a sua empresa, darem o feedback e ficar por isso mesmo.

É interessante ter um plano para aplicar o parecer da consultoria e fazer transformações reais em seu negócio. Se não, vira apenas um grande desperdício de recursos. Se está em dúvida sobre como usar uma consultoria empresarial para rever e melhorar seus processos, te convidamos a ver abaixo algumas dicas que você pode aproveitar. Confira!

Decida qual será o foco da consultoria

Antes mesmo de contratar um serviço de consultoria empresarial, é importante decidir qual será o foco. Precisa de ajuda para gerir melhor suas finanças no dia a dia? Então uma consultoria especializada na área financeira é a mais indicada.

Está com problema na execução dos processos, que são lentos e dispendiosos? Uma consultoria focada em produtividade pode ser a opção ideal.

Defina o objetivo principal da consultoria que ainda irá contratar.

Faça um plano de trabalho da consultoria

Não basta ir à sua empresa, dizer onde estão os erros e ir embora. A consultoria precisa elaborar um plano de trabalho, que busque remediar os problemas e criar as mecânicas necessárias para que eles não se repitam depois que forem embora.

Além de definir quais novos processos serão implementados, é importante que se estabeleçam metas realistas e mensuráveis, mesmo que não solucionem o problema todo em um primeiro momento.

Execute as melhorias

A maioria das empresas de consultoria empresarial irão acompanhar os novos processos que desenvolveram para a sua empresa.

Acompanhe e encoraje os colaboradores a seguirem as novas diretrizes, acompanhando de perto os resultados e coletando dados sobre o impacto das mudanças.

Avalie os resultados

Depois de algumas semanas de implementação, chega a hora de se reunir com a consultoria para avaliar os resultados obtidos. Alcançou o objetivo determinado no primeiro passo desse artigo? Apresentou alguma evolução nesse ponto?

Ou os novos processos não mudaram muito ou até pioraram os índices? Por isso é importante coletar informações durante a execução. É nesse passo que saberá se os planos montados pela consultoria empresarial foram bem-sucedidos, precisam de ajustes ou não se encaixaram ao perfil da sua empresa.

Se ainda precisar de alguns ajustes, basta retomar o planejamento e fazer mudanças dentro do plano original – ou criar um planejamento novo. Execute o novo plano e continue coletando dados, repetindo a avaliação ao final do período.

Consultoria empresarial – o que pensa sobre o serviço?

Uma prática comum do mercado é contratar consultores externos para ajudar com novos planejamentos e melhorias para o seu negócio. Porém, não basta largar tudo na mão dos consultores e ir aproveitar umas férias, por mais merecidas que sejam.

O importante aqui é contar com esse olhar de fora para impulsionar seu negócio. O que acha da consultoria empresarial? Gostaria de uma consultoria especializada para seu negócio? Entre em contato!

Summary
Consultoria empresarial - Como aplicá-la em seu negócio?
Article Name
Consultoria empresarial - Como aplicá-la em seu negócio?
Description
A consultoria empresarial é uma das melhores maneiras para você saber o estado atual da sua empresa, observado por alguém de fora.
Author
Publisher Name
São Lucas
Publisher Logo

Acesse minhas redes sociais:

admin@dpg

admin@dpg

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Ajudamos empresários, gestores financeiros, gestores de RH, a resolverem seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!

Recomendado só para você!
O ABC Paulista é um gigante, no comercio, na industria,…