Palestrante pode ser MEI?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

A profissão de palestrante tem se tornado cada vez mais requisitada e lucrativa. E ao contrário do que pode parecer, esse mercado não é restrito a grandes estrelas. 

Atualmente, há profissionais de diversos níveis nesse ramo, que atendem a múltiplas demandas de múltiplos segmentos, como gestão de finanças, gastronomia, moda, entre outros. 

Se você é microempreendedor individual e quer se tornar palestrante, saiba que é possível, sim. 

Continue a leitura e saiba mais! 

Como ser um palestrante?

Para ser um bom palestrante não basta dominar o tema da palestra. É importante  ter boa oratória e se comunicar bem com o público. 

No entanto, um bom palestrante não é apenas um grande orador. Além de técnica, ele deve estudar para se manter informado e ter bom conhecimento sobre o público para o qual vai falar. Ou seja, para ter sucesso, é imprescindível saber onde está atuando e para quem está comunicando.

Em outras palavras, uma boa palestra vai além da oratória, boa dicção e ritmo da fala são características desejáveis, mas é preciso mais. Além de manter o público atento, o palestrante deve se comunicar bem também para vender o seu trabalho em reuniões. 

Em suma, palestrar bem não é apenas um dom. É preciso muito estudo, pesquisa, dedicação e trabalho para chegar lá!

Por que formalizar a atividade de palestrante?

Segundo o Sebrae, a atividade de palestrante também está enquadrada no MEI. No entanto, o seu faturamento anual não pode ultrapassar R$ 81 mil. Vale lembrar que esse é o faturamento máximo estabelecido para todos os empreendedores enquadrados no MEI, independentemente da atividade. 

Importante ressaltar ainda que, como MEI, você vai pagar impostos agrupados em guias mensais de valor fixo abaixo de R$60,00. No entanto, se você está começando neste segmento e ainda não cobra muito alto pelas suas palestras, ser MEI representa uma grande vantagem, já que o regime é menos burocrático e te deixa livre de uma alta tributação.

Se você já ganha dando palestras e ainda não formalizou a sua atividade, faça um cadastro no Portal do Empreendedor e torne-se MEI.

Por que se tornar MEI?

Agora que você já sabe que palestrante pode ser MEI, basta se formalizar. O primeiro passo é fazer um cadastro no site Portal do Empreendedor

Com o MEI, o microempreendedor passa a ter um CNPJ e pode emitir Notas Fiscais. Além disso, o MEI tem cobertura da Previdência Social. Ou seja, se você se cadastrar pode se aposentar por idade ou por invalidez e receber benefícios, como auxílio-doença e salário-maternidade. Sua família ainda terá direito a pensão por morte e auxílio-reclusão.

Vale lembrar que só pode se formalizar como MEI aqueles que exercem uma atividade que consta na lista de atividades permitidas no Anexo XI da Resolução CGSN nº 140, de 22 de maio de 2018.

Por isso é imprescindível verificar se a sua atividade consta na lista do anexo  antes de iniciar o processo de formalização. Para isso, basta acessar a resolução no Portal do Empreendedor.

Sendo assim, caso queira formalizar a sua atividade com segurança e da maneira certa, entre em contato com a gente! 

Será um grande prazer poder ajudar!

Summary
Palestrante pode ser MEI?
Article Name
Palestrante pode ser MEI?
Description
A profissão de palestrante tem se tornado cada vez mais requisitada e lucrativa. E ao contrário do que pode parecer, esse mercado não é restrito a grandes estrelas.  Atualmente, há profissionais de diversos níveis nesse ramo, que atendem a múltiplas demandas de múltiplos segmentos, como gestão de finanças, gastronomia, moda, entre outros.  Se você é microempreendedor individual e quer se tornar palestrante, saiba que é possível, sim. 
Author
Publisher Name
São Lucas
Publisher Logo

Acesse minhas redes sociais:

marketing@saolucas

marketing@saolucas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Ajudamos empresários, gestores financeiros, gestores de RH, a resolverem seus problemas contábeis, fiscais e trabalhistas através de uma consultoria contábil customizada para o seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!

Recomendado só para você!
Sucesso do Cliente é uma metodologia em que toda a…